O comércio mundial de plantas para uso em aquários e lagos é uma indústria multimilionária. Plantas aquáticas, semiaquáticas e anfíbias são exportadas, principalmente de regiões tropicais e subtropicais, para países ao redor do mundo. Este movimento através das fronteiras internacionais é de grande preocupação, especialmente porque muitas plantas aquáticas têm a capacidade de se dispersarem amplamente através de uma variedade notavelmente eficaz de mecanismos vegetativos e sexuais. Podem ocorrer graves consequências ecológicas quando estas plantas são lançadas nos cursos de água, onde podem tornar-se dominantes e substituir as plantas nativas. Muitas plantas com origem no comércio de aquários tornaram-se posteriormente graves ervas daninhas ambientais em vários países, como o aguapé (Eichhornia crassipes), Salvinia (Salvinia molesta), Hygrophila da Índia Oriental (Hygrophila polysperma), Cabomba (Cabomba caroliniana), Marshweed Asiático ( Limnophila sessiliflora), alface d'água (Pistia stratiotes) e Melaleuca quinquenervia. Muitos mais têm um alto potencial para se tornarem invasivos. As espécies de ervas daninhas aquáticas na lista federal de ervas daninhas nocivas dos EUA estão representadas em 24 gêneros da chave.
Esta chave permite identificar gêneros de plantas aquáticas de água doce e de zonas úmidas atualmente cultivadas comercialmente em viveiros ao redor do mundo para o comércio de plantas de aquários e lagos, bem como alguns gêneros cultivados em coleções particulares ou em associação com lagos ornamentais. Ele tenta capturar um retrato da indústria - para cobrir todos os táxons de água doce no comércio a partir de 2017. No entanto, a indústria de aquários e plantas para lagos é dinâmica; explorações são constantemente realizadas para encontrar novas plantas aquáticas adequadas para introdução na indústria, enquanto híbridos artificiais de espécies já estabelecidas são constantemente produzidos para gerar plantas novas e mais atraentes.
Prevenir a introdução de ervas daninhas aquáticas invasoras em novas áreas e retardar a sua dispersão uma vez introduzidas exige uma identificação correta, mas a grande diversidade e a plasticidade fenotípica das plantas aquáticas tornam a sua identificação um desafio. Esta chave foi projetada para ser usada por pessoas com diversos graus de conhecimento, desde amadores de plantas aquáticas até botânicos especialistas.
Todas as imagens foram produzidas por Shaun Winterton, exceto onde indicado nas legendas das imagens. A tela inicial e os ícones do aplicativo foram desenvolvidos pela Identic Pty. Ltd. Consulte o site Aquarium & Pond Plants of the World para obter diretrizes adequadas sobre o uso e citação de imagens.
Autor principal: Shaun Winterton
Autores da ficha informativa: Shaun Winterton e Jamie Burnett
Fonte original: Esta chave faz parte da ferramenta completa Aquarium & Pond Plants of the World em https://idtools.org/id/appw/
Esta chave Lucid Mobile foi desenvolvida em cooperação com o Programa de Tecnologia de Identificação APHIS do USDA (USDA-APHIS-ITP). Visite https://idtools.org para saber mais.
Para obter mais informações sobre o conjunto de ferramentas Lucid, visite https://www.lucidcentral.org
Aplicativo móvel lançado em janeiro de 2019
Aplicativo móvel atualizado pela última vez em agosto de 2024